terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Um monstro ressuscitado, se é que um dia ele morreu...



Em um regime democrático um cidadão é proibido de tirar fotos de monumentos históricos. Esse cidadão? Eu! O sentimento que tive no momento em que ouvi a frase "Você não pode tirar fotos aqui!" foi de raiva! Tive raiva, muita raiva!!! Se não se pode tirar fotos prá guardar, nem outra merda qualquer, prá que expõem??? Porque não guardam junto aos arquivos da repressão ou enfiam em algum outro lugar mais apropriado....
Não! Eu, historiadora e fotógrafa amadora me senti de mãos e pés atados, quem é esse aí me ditando ordens? E o porque do "não"? Ah, motivos de segurança. Como que a foto de uma representação de uma batalha qualquer (a raiva era tanta que nem tive vontade de saber as origens) pode afetar a segurança de outrem ou de qualquer outra coisa que seja?! Nesse momento o monstro da ditadura teve seu sono perturbado e me pegou... E tantas outras pessoas que ainda não conseguiram sua liberdade por esse monstro existir até hoje?? As famílias dos desaparecidos da ditadura, que por ainda não terem aberto os arquivos da repressão (por ainda haver tal repressão), não possuem pistas concretas para descobrirem o que aconteceu com seus parentes e por onde andam os corpos destas vítimas. O monstro da ditadura, sobre suas várias facetas, ainda vive, e quem será o herói a nos defender dele? O regime “democrático”!!!!?????

Nenhum comentário:

Postar um comentário